TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Se você busca por uma terapia objetiva, que vá direto ao ponto e que te ajude a resolver problemas, talvez você esteja buscando pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). 

A TCC é uma abordagem psicoterápica focal, de duração breve, focada no presente e voltada para a remissão de sintomas e para a resolução de problemas. O trabalho é orientado por metas, traçadas em conjunto pelo paciente e pelo terapeuta.

 

Nessa terapia, o cliente e a psicóloga atuam de forma ativa e colaborativa. Não pense que você vai ficar falando qualquer coisa que lhe vier à cabeça ou que o psicólogo só vai te ouvir: sessões de TCC são cheias de trocas, de debates e (por que não?) de bom humor.

 

As sessões são estruturadas, e nelas são trabalhadas técnicas específicas. O objetivo é educar o paciente para que, ao fim do processo, ele esteja capacitado para ser seu próprio terapeuta, prevenindo recaídas.

A lógica do tratamento

 

A TCC parte do princípio de que os sentimentos e comportamentos são influenciados pela forma como interpretamos as situações (ou seja, a forma como pensamos). 

 

As situações em si são consideradas como neutras. Porém, o ser humano avalia e reavalia constantemente seu ambiente, suas emoções, seus comportamentos e os outros que o cercam, gerando uma gama imensa de pensamentos e opiniões.

Tais pensamentos nem sempre são realistas ou funcionais, e uma vez que a avaliação é feita de forma distorcida, os sentimentos e comportamentos ligados a ela também o são. Em alguns casos, reações fisiológicas também podem ser induzidas por pensamentos, como os sintomas de ansiedade após a detecção de uma ameaça.

 

No processo psicoterapêutico, leva-se em conta que a interpretação que cada um dá para os acontecimentos é o principal fator que determina os comportamentos e os sentimentos que temos em relação a nós mesmos, aos outros e ao mundo. Assim, buscamos identificar, entender e, caso seja necessário, reestruturar os pensamentos do cliente para que, posteriormente, seja possível modificar comportamentos.

 

O foco principal da TCC e da psicóloga clínica está em ajudar o cliente a compreender como seus problemas interferem em seu cotidiano e em desenvolver estratégias que o ajudem a lidar com eles. Apesar de ser uma terapia breve e objetiva, o trabalho com a TCC é bastante complexo, compreendendo profundamente o padrão de funcionamento mental e comportamental de cada cliente.

 

 

Eficácia e Indicações da TCC

A TCC é uma terapia indicada para pessoas que sabem o que querem da terapia. Se você tem um propósito ou uma meta, essa abordagem pode te ajudar. Mas se você está em busca de algo mais solto, voltado para auto-conhecimento de forma geral e sem ter em mente um objetivo, talvez seja ideal buscar uma abordagem menos diretiva, como a psicanálise.

A Terapia Cognitivo-Comportamental baseia-se em evidências científicas e é a abodagem psicoterápica mais estudada por grandes universidades e centros de pesquisa nas últimas décadas.

 

Estudos baseados em TCC têm apontado resultados animadores  para os mais variados tipos de questões emocionais e transtornos psiquiátricos, como:

 

  • Transtornos de Ansiedade: Transtorno do Pânico, Ansiedade Social, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno da Ansiedade Generalizada, Fobias Específicas (avião, ratos, altura etc.) e Transtorno do Estresse Pós-Traumático,

  • Transtornos do Humor: Depressão, Distimia, Ciclotimia e Transtorno Bipolar Tipos I e II

  • Transtornos Alimentares (Bulimia, Anorexia e Compulsão Alimentar)

  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade)

  • Terapia de Casais

  • Outros (Transtornos de Personalidade, Transtornos Sexuais, Habilidades Sociais, Problemas de Relacionamento e Dor Crônica, entre outros).

Contato

jessyecantini@yahoo.com.br

(21) 97941-2626

  • Facebook Ação Cognitiva
  • Instagram Ação Cognitiva

Siga-me