Psicoterapias

Muita gente acha que todos os psicoterapeutas são iguais - ledo engano! É comum ouvirmos das pessoas que psicólogos são chatos, que a terapia não funcionou ou que ficaram decepcionadas com o investimento. Mal sabem elas que há muitas diferentes abordagens de terapia. A verdade é que dependendo do que você procura e do tipo de queixa que você apresenta, um tipo de tratamento pode ser muito mais interessante do que outro.

Freud deu origem à psicoterapia, mas além da famosa psicanálise há várias outras linhas em alta, tais como a Terapia Cognitivo-Comportamental, a Gestalt-Terapia, a Psicologia Analítica de Jung, a Terapia Reichiana e a abordagem Sistêmica, entre tantas outras. Apesar de todas visarem uma melhora na qualidade de vida, o foco e o método do trabalho pode ser muito distinto entre essas abordagens.

Algumas linhas focam no aqui-e-agora, voltadas para a resolução dos problemas atuais do cliente e na melhora dos sintomas apresentados (tais como depressão, fobias e ansiedade em geral) de uma forma focal. Outras tentam analisar a fundo a origem do problema, usando um método mais livre. O ideal é que antes de contactar um terapeuta, o cliente faça uma pesquisa para descobrir qual seria a melhor opção de tratamento para o seu caso.

Não podemos esquecer que também é fundamental para o sucesso da terapia que o cliente e o psicólogo se entendam bem. A personalidade do terapeuta influencia muito na forma de atuação dele, e se o cliente não se identificar com a pessoa que o estiver atendendo, dificilmente chegará a um resultado satisfatório. O ideal é achar a pessoa certa, mesmo que para isso você tenha que passar por vários consultórios não tão legais assim.

Então, se você procura por terapia, não se esqueça dessas duas dicas. Com o tratamento adequado ao seu caso e com o profissional que você se identifica e confia, suas chances de chegar ao resultado esperado e descobrir que a terapia é um processo legal aumentam muito!

Artigo originalmente publicado em Papo de Psicólogo.

#papodepsicólogo #psicoterapia #terapia

EM DESTAQUE
ARTIGOS MAIS RECENTES